Serviços Online SITAC



Informações



Total de Acessos


Publicado em 08/06/2018

Aconteceu esta semana, entre os dias 06 e 08 de junho de 2018, a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/CREA. O evento foi sediado em Goiânia-GO e colocou em debate diversos assuntos relevantes para o sistema.

O evento foi marcado pela realização de palestras importantes como a do diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), Eng. Eletric. Felipe Chaves, que falou aos representantes do Sistema sobre os “Impactos da privatização da Eletrobras na soberania e na Engenharia do Brasil”. Neste assunto, o presidente do Confea, Joel Krüger, destacou que o sistema Confea/Crea se manifestou oficialmente contra privatizações de setores estratégicos, assim preservando a soberania nacional.

Outra apresentação de destaque foi feita pelo líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea-GO, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, que apresentou o “Modelo de Fiscalização Sustentável” do Conselho goiano, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com base nas informações à quais o Crea-GO tem acesso a partir dos acordos de cooperação técnica firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás.

Também foi ministrada a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”, pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), com experiência prática na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias, Eng. Civ. George Rangel. Em sua fala, ele apresentou um breve histórico sobre a malha ferroviária do Brasil, destacando as razões pelas quais chegou à atual situação e, ainda, possíveis soluções para destravá-la.

O 3º CP também discutiu a questão do livro de ordem, onde se tenta colocar um modelo prático e moderno de formulário eletrônico, além de definir onde ele deverá ser usado. Colocou-se que em obras privadas ficaria optativo, mas seria obrigatório no rol de documentos que compõem a CAT.

O Conselheiro Rodolfo More, do Crea-SP, falou, sobre a importância da fiscalização no sistema de saúde (hospitais, clínicas e etc). Além de salvar vidas, implementa a receita do sistema. Hoje, no Brasil, se faz necessária essa ação em respeito a essa área.

O presidente Renato Milhomem, do CREA-PA, destacou a questão da comunicação.

- O trabalho midiático que já vem sendo realizado pelo Confea está de parabéns, mas vejo que deveríamos ampliá-lo à sociedade e destacar o nome CREA. Entendo que são os regionais que estão diretamente em contato com a sociedade e que ela não tem muito conhecimento do que seja um CREA.  Esse desconhecimento leva a uma resistência e até desrespeito com nossos agentes fiscais, quando esses estão em suas atividades de fiscalização – disse Renato Milhomem, Presidente do CREA-PA.

O Crea-PA também foi homenageado pela ocasião do Jubileu de Ouro de 50 anos do Crea-GO, por relevantes contribuições à construção da história daquele Conselho.

Outras discussões de assuntos inerentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua foram: informes sobre a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió-AL; melhorias tecnológicas de todo o Sistema; a criação do Conselho dos Técnicos; contrato entre Confea, Creas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A próxima reunião do Colégio de Presidentes será entre os dias 01 e 03 de agosto, em Belo Horizonte-MG.

 

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará

Atendimento ao Público: Das 8h às 14h
De Segunda a Sexta.
Atendimento Pessoa Física: (91) 3219-3402 / 3219-3411
Atendimento Pessoa Jurídica: (91) 3219-3403
Atendimento CAT e ART: (91) 3219-3404
Ouvidoria:(91) 3219-1132/1136

Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - CEP: 66.035-080 Belém - PA - Brasil