Serviços Online SITAC



Informações



Total de Acessos


Publicado em 07/03/2018

Nos dias 5 e 6 de março, o presidente Francisco Almeida, do CREA-GO, recebeu na sede, em Goiânia, a visita do presidente Renato Milhomem, do CREA-PA, que foi a Goiás pela segunda vez.

      Na sala da presidência do CREA-GO, vários projetos foram mostrados para o presidente paraense. Foram temas da reunião o projeto de implantação da Coordenadoria de Auditoria do CREA-GO, que tem como objetivo analisar os processos e controles internos atuais, identificando suas falhas e com o intuito de sugerir melhorias; o Termo de Convênio de Cooperação Mútua assinado entre o CREA-GO e a Prefeitura de Goiânia, onde o Conselho disponibiliza a Plataforma ArcGIS - modelo de fiscalização georreferenciada que utiliza o cruzamento de dados compartilhados -  para a equipe de fiscalização. Em contrapartida, o CREA-GO exige a ART da elaboração de todos os projetos (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário) e da execução das obras.

      O presidente Renato Milhomem também buscou informações sobre as fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), uma vez que o CREA-GO foi o segundo Regional do Sistema Confea/Crea  a ser submetido a uma fiscalização externa. Todos os CREAs do país vão passar por essa auditoria. Por último, ele conheceu, de perto, os procedimentos adotados pelas seis câmaras especializadas do CREA-GO – Engenharia Civil e Agrimensura, Agronomia, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Segurança do Trabalho, Geologia, Minas e Engenharia Química.

     Ainda na segunda-feira, 05 de março, no período da tarde, Renato Milhomem, acompanhado do presidente do CREA-GO Francisco Almeida, percorreu todas as salas que abrigam as reuniões das Câmaras Especializadas, vendo, na prática, como os encontros ocorrem.

      Na manhã de 06 de março, Renato conversou com o superintendente Helder Borges. Após uma hora de reunião, o gestor paraense convidou o superintendente goiano para ministrar palestras sobre o Sistema Confea/Crea e sobre Ética Profissional nas universidades públicas de Belém e Marabá. 

      Na próxima semana, nova equipe do CREA-PA chegará a Goiânia. De 12 a 15 de março, o gerente de Fiscalização Elival Nóbrega Cruz, o agente fiscal Anderson Cleiton Foro de Souza e o téc. administrativo de TI, Ray Fran Medeiros Pires, vão fazer nova imersão no Departamento de Fiscalização para conhecerem tecnologias e ferramentas de controle que aprimorem as rotinas de fiscalização do Regional paraense.Para o presidente do CREA-PA, a visita foi positiva.

      - Estamos fazendo uma transferência de informações entre o CREA-GO e o CREA-PA, pois hoje o Regional goiano está muito avançado em relação à maioria dos Creas do Brasil. Nossa parceria consiste na troca de informações em relação aos procedimentos de gestão, plataformas de tecnologias, programas e aplicativos. A visita foi positiva e sempre que eu venho ao CREA-GO levo mais conhecimento. As pessoas são muito atenciosas e dispostas a transferir conhecimento e tecnologia - declarou.

     Para o presidente do CREA-GO, Francisco Almeida, a visita do CREA-PA demonstra a força que o CREA-GO tem em todo o Brasil.

     - O nosso objetivo é trocar experiências e, ao mesmo tempo, fortalecer o Sistema Confea/Crea como um todo. Mais uma vez eu digo que chegou o momento de sermos mais ativos e assumir nossa verdadeira função enquanto órgãos defensores dos interesses da sociedade - ponderou.

     Primeira visita – A primeira visita do presidente Renato Milhomem ao CREA-GO foi  realizada em 24 de janeiro deste ano. Ele foi conhecer  o modelo de fiscalização georreferenciada do CREA-GO, realizada por meio da Plataforma ArcGIS, com o cruzamento de dados compartilhados por meio de acordos de cooperação técnica assinados com diversos órgãos de níveis municipal, estadual e federal; os aplicativos para smartphones desenvolvidos pelo CREA-GO, com o objetivo de tornar a fiscalização goiana ainda mais eficiente: app Crea Mais Fácil, que permite a denúncia de obras e serviços irregulares; e o app GeoFisc, de uso exclusivo dos agentes de fiscalização goianos, que reúne em uma única plataforma todas as funcionalidades utilizadas pelos fiscais na execução de seu trabalho.

*Com informações da ASCOM CREA-GO

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará

Atendimento ao Público: Das 8h às 14h
De Segunda a Sexta.
Atendimento Pessoa Física: (91) 3219-3402 / 3219-3411
Atendimento Pessoa Jurídica: (91) 3219-3403
Atendimento CAT e ART: (91) 3219-3404
Ouvidoria:(91) 3219-1132/1136

Tv. Doutor Moraes, 194 - Nazaré - CEP: 66.035-080 Belém - PA - Brasil