Confea sugere ampliação de rol de profissionais em edital

Acessos: 302

Na última quarta-feira (01), a  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou edital de Processo Seletivo Emergencial para cadastro de reserva de até 6 mil profissionais, entre eles engenheiros, para atuar temporariamente no enfrentamento à Covid-19 nos 40 hospitais universitários que integram a Rede Ebserh. 

Após ter conhecimento do documento, o Confea sugeriu à Ebserh que além das especialidades de Engenheiros Clínicos, Engenheiros Mecânicos, e Arquitetos, o certame contemple também a participação de outros profissionais que detêm conhecimento técnico especializado, como Engenheiros Civis, Engenheiros Biomédicos, e Engenheiros Eletricistas. Segundo o presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, com a alteração o edital fica mais abrangente. “Entendemos que tem um rol de profissionais que tem atribuição e competência para atuar neste momento tão difícil. Assim, com a retificação do edital, haverá mais amplitude em áreas do conhecimento que por sua natureza são complementares”, disse o presidente que elogiou a iniciativa em se recrutar mão de obra para complementar a força de trabalho nos hospitais universitários.

ebserh.png

Como engenheiro civil, o conselheiro Carlos Eduardo de Vilhena Paiva esclarece que nas descrições das atribuições de Arquitetura também cabem o engenheiro civil.  “Muitas obras de recuperação são de engenharia civil, como cálculo estrutural, mesmo a própria construção, por isso defendemos a inclusão da Engenharia Civil onde está descrito apenas Arquitetura no edital. O Confea clama para que o edital seja mais abrangente aos profissionais das áreas tecnológicas, principalmente no que se refere às modalidades da engenharia, agronomia e geociências, em todas as suas modalidades.", disse Vilhena. 

Edital 
De acordo com o edital publicado, os profissionais selecionados poderão ser convocados para atuar no hospital de sua escolha no momento da inscrição. O processo seletivo tem como objetivo suprir a Rede Ebserh com profissionais que atuarão na linha de frente do combate à Covid-19 e para reposição de trabalhadores que, por ventura, venham a se ausentar por conta da doença.

O documento esclarece que o processo seletivo é de caráter urgente e temporário, os contratos poderão ter duração de seis meses até dois anos.  A seleção será por meio de análise curricular e avaliação de títulos e experiência profissional e não será cobrada taxa de inscrição para a participação. 

Os interessados têm até a próxima segunda-feira (06) para se inscrever, pois o resultado da seleção será divulgado na quarta-feira (08). As inscrições deverão ser feitas via internet no endereço eletrônico http://www.ebserh.gov.br/ 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea