Workshop sobre barragens levou profissionais e estudantes ao CREA-PA

Acessos: 121

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 02 de dezembro, no auditório da Sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, um Workshop sobre segurança de barragens, tendo à frente a Professora Fernanda Gouveia, Coordenadora do Mestrado do de Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental da UFPA.

Diversos profissionais e estudantes fizeram a inscrição no próprio local e prestigiaram o evento, que foi gratuito e organizado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental - PEBGA/UFPA e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos – ABMS.

WhatsApp Image 2019-12-02 at 10.45.23.jpeg

Entre os profissionais que ministraram palestras estão a Coordenadora de Mineração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, Shirley Prata, além do Especialista em Recursos Hídricos Alexandre Anderaos, da Agência Nacional de Águas - ANA.

Pelo CREA-PA, prestigiaram o evento o Superintendente Técnico, Valmar Antunes Aníbal, e os Conselheiros Geólogo José Pastana e Eng. Civil Taíza Ferreira.
- A atividade de barragem é fundamentalmente das engenharias e nós estamos vendo que um dos fundamentos para que se tenha segurança é a fiscalização. É nesse aspecto que o CREA-PA precisa estar inserido. Os órgãos que se manifestaram falaram na questão da fiscalização de obras, que não é o nosso papel, mas em nenhum momento se falou da fiscalização dos profissionais envolvidos nas obras. No momento que se fala muito em fiscalização conjunta, é preciso que o CREA-PA tenha em mente a sua importância enquanto órgão que fiscaliza a atividade dos profissionais – ressaltou o Conselheiro José Pastana.
- O workshop de segurança de barragens é relevante dada a quantidade destes empreendimentos na nossa região e por configurar-se como um ponto inicial para a criação do comitê estadual para o acompanhamento de gestão das barragens no Pará. E também para levar as informações necessárias à sociedade residente no entorno, um marco para a região Amazônica - concluiu a Conselheira Eng. Civil Taíza Ferreira.

1.JPG

WhatsApp Image 2019-12-02 at 10.45.24 (1).jpeg